quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Madtapes online é imparcial

Para quem ainda não sabe,Dj Samurai é uma referência obrigatória na cena “Rap da nossa bandula”.Quem não se lembra do programa que o mano tinha na LAC?Um espaço radiofónico que rebentava com a audiência da Cidade Capital e arredores.

Este velho militante do movimento terá de certeza uma página dedicada a sí quando um dia as gerações que nos procederem resolverem documentar a história do Rap Angolano.

Dj Samurai que também é o dirigente da label “madtapes”, esclareceu, numa curta entrevista á este blog ,que existe uma grande diferença entre a Madtapes editora e a Madtapes online, um site que serve para promover acima de tudo o hip-hop nacional, independentemente dos estilos, e prometeu que brevemente outros artistas sairão pelo carimbo da sua editora, mas preferiu não avançar nomes porque o processo se encontra ainda na fase de negociações.

AlternativoRap: Então a Madtapes está sempre em movimento?

Samurai: O hip-hop não pode parar. Há que pôr sempre cenas novas no mercado, para o hip-hop não morrer e estamos aqui no Elinga para isso vender as “Breves considerações” do Kid MC.

A: O Kid MC parece que se tornou no filho amado e único da Madtapes. Já passa um ano que lançou o álbum “Caminhos”, e vem mais com uma mixtape hoje e no próximo ano lança o segundo álbum a solo. A madtapes não tem outros artistas…?

Samurai: Tenho outros artistas, mas o que acontece é que já tinha a venda da mixtape agendada desde há muito tempo. Estava programado lançar o “Caminhos” e depois de um ano lançar a mixtape e por sua vez no ano seguinte (2010) lançar o segundo álbum de Kid MC, neste caso o “Incorrigível”. Estamos apenas a cumprir com a nossa agenda uma vez que ainda não tínhamos outros artistas novos. Só agora é que estamos a conversar com eles, para lançar álbuns pela Madtapes, e a qualquer momento sai a notícia de que o mc “tal” lança o álbum pela minha editora, mas ainda não posso avançar nomes porque estamos apenas numa fase de conversações. Tudo isso para dizer que nós não trabalhamos apenas com o Kid Mc.

A: E foi difícil o lançamento dessa mixtape?

S: Não.Como vocês puderam ver, a promoção de uma Mixtape não se compara com a de um álbum. Apenas queríamos dar a possibilidade de o pessoal vir aqui ao Elinga e facilmente adquirir a cena, porque meter nas lojas muitas vezes é complicado. É um disco como outro qualquer.

A: Vendido a 1000 AKZ?

S: As pessoas têm saber uma coisa em relação a produção de discos. Há que valorizar o artista nacional, em primeiro lugar. Segundo, o disco custa 1000 AKZ porque esta não é uma mixtape caseira. É isso que acontece, o pessoal compra a 500 AKZ as mixtapes que o pessoal grava em casa, mas este foi editada em fábrica. Fizemos uma edição limitada de 1000 cópias e isso tem um custo de produção como o de um outro disco qualquer feito em fábrica.

A: O Samurai vê o Kid como um artista promissor no hip-hop angolano?

S: Bem, o Kid está a começar apenas, e temos planeado o desenvolvimento da sua carreira. Já temos muitos projectos escritos a vir depois do álbum “O incorrigível”, mas, como disse, nós ainda estamos numa fase inicial. É do nosso interesse e do interesse do Kid MC mostrar evolução cada projecto que sair. O que eu vejo daqui para frente é evolução. É tudo que posso dizer em relação ao Kid.

A: A vossa relação está boa apesar da suposta confusão por ter postado o beef do Tafinha?

S: As pessoas confundem as coisas. Há Madtapes editora e há a Madtapes online. Se já repararam, isso para os que frequentam o blog, eu tenho além de tudo que promover o hip-hop nacional, e se não fosse assim só teríamos coisas da Madtapes lá, mas felizmente isso não é verdade. Dou oportunidade a todos artistas, sendo eles identificados como “meinstream”, ou como “underground “. Ao procurar elevar o hip-hop nacional, é claro que eu deva ser imparcial, acima de tudo. Veio o beef do Tafinha contra o Kid Mc e eu tinha de postar e, já agora, isso não me interessa e não tenho a mínima vontade de continuar a falar sobre esse assunto. Se o pessoal curtiu bué o som, porque é que não ponho no blog?

A:Deixou de fazer vídeos?

S: Não, é uma questão de tempo. Se realmente eu decidir dedicar á direcção e realização de vídeos, será muito difícil para mim, porque este é um ramo em que infelizmente ainda não se percebe nem se valoriza o trabalho de um realizador. Vê que as pessoas querem pagar mil dólares, ou 2000 USD por um vídeo, e não sabem o trabalho que está por trás da produção de um vídeo, por isso prefiro dedicar-me mais ao designer. Claro que vou fazendo uns de quando em vez, mas mais por gozo, embora às vezes atenda alguns pedidos de pessoas que valorizam o meu trabalho, como é o caso do vídeo do Yanick, “1,2,3”. Mas também as pessoas não devem confundir qualidade com quantidade. Nós não somos obrigados a fazer três vídeos por mês. Isto também é uma arte e a coisa sai conforme a inspiração.

Sebastião V (O repórter alternativo)

0 comentários:

Enviar um comentário