sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Entrevista do mano Flagelo Urbano ao hiphopmuangole.

Para os manos que não tiveram a oportunidade de ler ai está a entrevista que o mano Flagelo Urbano concedeu a já alguns dias ao hiphopmuangole.Vale apena ler!

Neste dia sentamos com o mano Flagelo Urbano e entramos no mundo dele para conhecê-lo melhor e aqui está a entrevista.

1- Quem é Flagelo Urbano?

Flagelo Urbano aka Mein sana in corpore sano aka Saint offici aka O eremita urbano aka Sawallia é um Mc e produtor que está no movimento desde a segunda metade 1994 na província de Benguela, aonde começou a dar os primeiros passos na dança (House,técnico e depois break Dance), e que mais tarde, isto em 1996 aventurou-se na elaboração dos primeiros versos que acabariam por ser gravados em Luanda, altura em que envolveu-se mais com o Rap underground.

2- Porque optaste pelo rap e não um outro estilo?

R:Eu não optei pelo Rap, o rap é que optou por mim mano,tal como a vida nos escolhe para sermos mensageiros da verdade e lutar pelos direitos dos mais fracos e oprimidos, aqueles que não têm voz, assim também foi com o rap. Nele eu sou capaz de dizer coisas que em nenhum outro estilo seria capaz o fazer. O Rap me escolheu porque sabia que eu era pobre como muitos milhões de Angolanos e como fazer rap não “custa caro” foi muito mais fácil.

3- Um dos elementos fundamentais da musica é o instrumental e na maior parte das vezes os produtores não recebem o crédito que na realidade merecem, no teu ponto de vista qual será o motivo?

O Motivo reside numa certa ausência de senso de profissionalismo e respeito pelo trabalho dos produtores. Há artistas que sequer falam dos produtores com os quais trabalham, acabando por deixa-los á leste de todo o processo por que passou o seu álbum. O instrumental é um dos elementos mais importantes na música rap, tens razão. Há álbuns que vendem muitas cópias devido aos beats que o compõe, há beats que fazem verdadeiros clássicos mesmo que o artista que sentou neles não seja tão bom assim. Mas a verdade é que muitos artistas e principalmente na banda o pessoal não tem noção destes factos e reduz o produtor num mero elaborador de beats que não merece promoção . Lamento que seja assim!

4- Quem são as tuas fontes de inspiração no que diz respeito a produção? E porque?

R: No que diz respeito a produção devo dizer que já gostei muito do RZA(Wu-tang), mas ultimamente tenho me decepcionado muito com as cenas dele. Mas para além do Rza gosto muito de ouvir e me inspirar em Kev Brown,IllMind,Nikolay,9th wonder,oddisee,M-Phases,e outros .Porque na minha opinião são produtores muito bons,fazem bons beats e acima de tudo reina nas cenas deles um groove sem igual capaz de transportar quem os ouve para uma outra dimensão. São produtores underground com um senso de responsabilidade e amor pelas cenas que fazem muito grande.Para mim são alguns dos melhores produtores do mundo.Já em angola admiro muito o meu irmão Boni(Diferencial) e o condutor.

5- Plágio e samplar que diferença existe?

R: Ao contrário do que alguns radialista da banda tentam fazer transparecer,existe sim uma diferença entre plágio e sample,apesar de algumas vezes criar alguma confusão ao ponto de levar os menos atentos a não saber exactamente qual é a diferença. A grande confusão reside no uso de qualquer música para com ela trazer um novo produto. Vamos primeiro definir os 2 conceitos:

Sample é uma frase do vocábulo Inglês que quer dizer “amostra”. Samples são arquivos de sons,vozes,batidas e instrumentos muito usados pelos Djs e Produtores na composição de músicas electrónicas,técnico,pop ,hiphop etc. Estes arquivos são na sua maioria pedaços de músicas de outros artistas que acabam por ganhar uma nova forma,é como que renascer em novos capítulos. A Razão de se usar apenas pedaços de música reside no facto de que os primeiros samplers terem pouquissima memória,de apenas alguns segundos, por isso os samples usados até mais ou menos 1990/91 tinham pouca duração porque naquela altura como bem sabemos a tecnologia não permitia muito mais.

Mas apartir mais ou menos de 1992/93 com a popularização e revolução da informática os samplers e computadores passaram a ser produzidos com maior espaço e capacidade de leitura fazendo desde modo com que se tornasse por exemplo possível que kanye west usasse da forma que usa os seus samples. Não é obrigatório usar pedaços, quem quiser pode usar grandes partes de uma música.

Plágio é o acto de assinar, fazer parecer ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza em que contenha extractos,elementos ou outras situações que pertençam a uma qualquer outra pessoa sem com isso colocar os devidos créditos para o autor original da mesma obra. No plágio está implícita a ideia de alguém assumir, se apropriar indevidamente da obra de alguém,assumindo-a como sua. “Plágio”. A diferença está, primeiro no uso indevido da obra de alguém sem autorização e depois na falta de colocação dos devidos créditos para o autor original da obra. As vezes se torna difícil pedir permissão ao autor da obra mas nunca é difícil mencionar o dono da obra que é objecto de uso. As diferenças são pequenas mais existem.

6- Muitos dizem que samplar é falta de originalidade o que tem a dizer com relação a isto?

Acho burrice pensar que samplar é falta de originalidade.O rap é um movimento cultural e qualquer movimento cultural tem suas particularidades,características que o torna diferente de outros movimentos culturais. E o uso de samples (Extractos de outras músicas) é um uma dessas particularidades. Até os The roots que são o grupo de Rap que mais toca os seus próprios sons usam sempre que podem e assim o desejam samples, achas que é falta de originalidade? Como podes conceber o rap sem uso de samples? Consegues visualizar o rap sem sample? O rap nasceu assim com os sound sistem, repetições ininterruptas (loops) de outras músicas e isso é Rap. Agora o que não podemos, é estar limitados ao uso de samples, as vezes tocar é bom. Dr. dre, premier,ill mind e outros tidos como os melhores produtores do mundo usam sampre sample. E também tocam, É falta de originalidade? “Samplar não é roubar é homenagear” (G. O pensador).

7- Quando vais produzir como constróis o teu beat?

R: Normalmente começo por escolher um bom sample. Ouço o sample e defino as partes que tenciono usar.logo que saber o que vou usar abro o sample com um editor de áudio e corto em pedaços,que serão usados no beat. Depois mando para uma pasta que criei num outro programa e começo a construir o beat. Como cortei em pedaços o sample, sempre posso escolher se quero usar a parte do fim, do meio ou ainda do principio, depende muito. E assim vou, até determinar um loop que me agrade e depois é só escolher o tempo do beat. Quando tudo estiver certo colocas os pratos,tarolas,bumbos e outras coisas que serão postas em função do tipo de beat.esta é um explicação superficial mas existem outros passos dependendo do beat e do produtor.

8- O que usas para produção?

Para produção uso o Fruityloop 7 em Rewire com o Reason,um teclado mid Raduim 49. Alguns sintetizadores em software.

9- Que músico sonhas um dia produzir? E porque?

R:Na banda já realizei o meu sonho que é de trabalhar com os melhores Mcs do circuito underground. Agora fora do país gostaria de ver o common sentar num beat meu. Um dia quem sabe!

10- Das produções que já fizeste qual deles e o teu melhor beat?

R:Mano para ser sincero não sei. porque nunca pensei nisso, todos os meus beats são meus filhos e são tratados de forma igual. Mas há 2 músicas que muito me marcaram devido ao reconhecimento que tiveram. são as músicas “vitima do sensacionalismo e Atrás do prejuízo” que fizeram parte do álbum do Mc K.

9-O que tens a dizer a respeito do rap Angolano?

R:O Rap angolano cresceu muito em quantidade e perdeu bastante em qualidade.Hoje os Mcs estão mais preocupados com noites,fama,mulheres e dinheiro.A maior parte só deseja aparecer no Chilar,Flash e hora quente. Artistas que ontem defendiam ideais de mudança,de igualdade e do discurso consciente,hoje são os maiores representantes da moda,bling bling. Poucos Mcs conseguem surpreender pela positiva com seus versos e skills. Mas apesar de todos estes factos negativos devo dizer que os produtores melhoraram muito. Hoje não podemos nos queixar das produções nem dos produtores, esses têm feito um trabalho digno de aplausos.

11-É sabido que existe também muitos conflitos no rap (rap angolano em particular),
a)-Já alguma vez foste rompido ou já alguma vez rompeste alguém, descreve o que sucedeu.

R: Rompido, acho que nunca fui mano, nunca ouvi uma cena em que tal facto se evidencia. talvez seja devido a minha postura um pouco passiva em relação a estas cenas. Presto atenção á coisas muito mais construtivas, a cenas que me ajudem a crescer como homem, como artista e não a rompimentos. Mas se alguém me romper ou beefar podes ter a certeza que não hei-de de responder ( Seria perder muito tempo ).Nunca rompi ninguém em concreto, falo sempre de uma maneira generalizada.

b)-O que tens a dizer com relação os beefs?

R:Acho perda de energia,mas acho bom para dar mais vida ao movimento, desde que não saltemos para questões familiares como as que temos vindo a presenciar nos últimos meses aqui em Angola. Mas cuidado! Alguns radialistas usam os beefs e os que dele fazem parte para ganhar audiência. É preciso ter consciência de que não somos instrumentos, mas temos um instrumento (Rap) que quando bem usado abala as estruturas do sistema. (pympi de sistem).

12-Há rumores de que te encontras a trabalhar no teu álbum.
a)-será isto verdade?

R:Finalmente! Depois de quase 13 anos nesta cena, em alguma altura teria que tirar o álbum. sim ! è verdade estou nesse momento a trabalhar no meu álbum que vai se chamar “ O Ermo”.

b)-para quando no mercado?

R: O álbum estava para sair em Setembro deste ano, mas as eleições vieram atrapalhar a cena. Sabes como é, nessa altura o pessoal vai estar preocupado em votar e outras cenas ligadas ás eleições e para não causar danos irreversíveis eu e o Mc k decidimos lança-lo na primeira metade de 2009.

c)-como será chamado o mesmo?

R: Como Já referi a bocado o álbum vai se chamar “ O Ermo”.

d)-Em termos de participações e produções quem são os músicos com quem estas a trabalhar?

R: Em termos de participações posso lhe adiantar que teremos o Brigadeiro matafrakuxz, Mc K, Keita Mayanda,Leonardo Wuawuti,Celso Mambo, e outras pessoas com as quais ainda não conversei. No que diz respeito a produções teremos beats do condutor(andro), Leonardo wuawuti, Mário Pinho, Flagelo Urbano , e outros produtores que com os quais também ainda não falei.

13-Quem é Flagelo Urbano fora do rap?

R: Flagelo urbano fora do movimento é um jovem calmo, introvertido, muito observador, finalista do curso de ciências Jurídicas,e que tem a consciência de que o conhecimento é fruto de muita leitura.Detentor de um discurso político de esquerda, defensor dos pobres , marginalizados e das minorias ,possuidor de alguma Antipatia às autoridades. Defende que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas (há desigualdades desnecessárias e indesejáveis.)

14-As tuas ultimas dicas para o pessoal?

R:É Preciso levar o hiphop a sério.Para que os que nos ouvem nos levem a sério. A sobrevivência dele depende de nós. Nós somos informadores e formadores de consciências e temos de ter noção de que os nossos actos podem se reflectir em alguém de forma positiva ou negativa. Só depende de nós.

1 comentários:

Anónimo disse...

Ya admijro as tuas composiçoes musicais...Sao mto originais...Ajudam-me a crescer...Continua nessa estrada...Força...

Typed by: Zitwo Bilone

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