terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Xtigma aka Merdas fodidas
A pedido de um dos manos que nos visitam, estamos a deixar aqui no blog alguns sons do mano Xtigma.Para quem não sabe xtigma é uma das figuras mais "Radicais" do cenário underground da banda. E isso não precisamos dizer porque as músicas do mano falam por si e os que baixarem as cenas terão a oportunidade de constatar. A antipatia pelo sistema é evidente nas suas letras e no modo como as canta.Xtigma é possuidor de um discurso de esquerda onde a preocupação com os problemas sociais são as prioridades. Vamos deixar dos blablabla e aconselhos-vos a baixar esta cena porque são realmente"Merdas fodidas".

Autor:Xtigma
Ano:2007
Label:Prosonic

1-Xtigma -A lei do fogo
2-
Xtigma-Sentinelas-neo Fraccionismo
3-
Xtigma-Lágrimas de um soldado
4-
Xtigma-Alkadia
5-
Xtigma-Contra todos
6-
Xtigma-Milícias
7-
Xtigma-freestyle
8-
Xtigma-Povo do gueto
9-
Xtigma-Os malaikes andam ai
10-
Xtigma-Libertação de poemas
11-
Xtigma-part.male fucK e patriarca
12-
Xtigma-XXX*
13-
Xtigma-XXX*
14-
Xtigma-Manos até ao part. Kimura e Fong

*Não sabemos os títulos.

Link para baixar:
http://www.megaupload.com/?d=3WX8ALA3

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009


Gladiador Gémeo

Organoydz SS
A.K.A o Troglodita a.k.a o Artifato termo nuclear, a.k.a o Gladiador, Rapper mc de 24 anos de idade, frequentando o 2 ano do curso de comunicação social na faculdade de letras e ciências sociais,11 anos de hip hop começou nas ruas da maianga , hoje residente no bairro morro bento propriamente na 21 de Janeiro, tem como grupo a C.T.N e como crew a MUM(movimento underground do murão) esta a preparar o álbum nas calmas sem pressão de nenhuma label.

Link: http:
//www.mediafire.com/download.php?e4mwuaz2omm

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Agente Supremo


Este será de certeza mais um nome á fixar.Agente Supremo nos traz uma nova forma de fazer música e em ''Quem será o próximo'' música que a tem participação do Flagelo Urbano no Coro e Beat de Ricardo,agente supremo nos dá a esperança de que ainda é possível acreditar no futuro do rap alternativo.Estudante Universitário,com 19 anos de idade, o mano tem como projecto gravar um Ep ainda este ano.

1.Track:quem será o próximo part.Flagelo Urbano (Prod.Ricardo)

Download Link:http://www.mediafire.com/?ygwwokyozz5

Transcendência é o titulo deste Single de San Caleia.San teve a sua estreia na Colectânea "Terceira Visão" da Raiva Produções.Para além de cantar é produtor e designer.O Single conta com a Produção de San e Boni, e quanto as participações vocais tem Vírus e Manda Jc.

Autor:San Caleia
Título:Transcendência
Ano :2009
Label:Águas Turvas

01-EN-transcendência(Prod.San)
02-ondas sonoras(Prod.San)
03-fragmentos(Prod.San)
04-super mcs C\ Vírus e Manda Jc(Prod.Boni)


Download link:http://www.mediafire.com/download.php?zdxjgo3e2yo

Mr.Teles directamente da Gabela

É um mc com 24 anos de idade, estudante e professor e tem como projecto artístico explorar o seu talento gravando um CD.De momento ele já tem 4 Sons gravados que estão a circular e contaram com as produções de DH,Boni e Mr.Gzas.

Autor: Mr.Teles
Título:Promos
Ano:2009

01-falso moralista(Prod.DH)
02-sinto-me bem(Prod.DH)
03-beijo selvagem(Prod.Mr.Gzas)
04-agente secreto(Prod.Boni)

Download Link: http://www.mediafire.com/?qhlectjgmvw

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Entrevista do mano Flagelo Urbano ao hiphopmuangole.

Para os manos que não tiveram a oportunidade de ler ai está a entrevista que o mano Flagelo Urbano concedeu a já alguns dias ao hiphopmuangole.Vale apena ler!

Neste dia sentamos com o mano Flagelo Urbano e entramos no mundo dele para conhecê-lo melhor e aqui está a entrevista.

1- Quem é Flagelo Urbano?

Flagelo Urbano aka Mein sana in corpore sano aka Saint offici aka O eremita urbano aka Sawallia é um Mc e produtor que está no movimento desde a segunda metade 1994 na província de Benguela, aonde começou a dar os primeiros passos na dança (House,técnico e depois break Dance), e que mais tarde, isto em 1996 aventurou-se na elaboração dos primeiros versos que acabariam por ser gravados em Luanda, altura em que envolveu-se mais com o Rap underground.

2- Porque optaste pelo rap e não um outro estilo?

R:Eu não optei pelo Rap, o rap é que optou por mim mano,tal como a vida nos escolhe para sermos mensageiros da verdade e lutar pelos direitos dos mais fracos e oprimidos, aqueles que não têm voz, assim também foi com o rap. Nele eu sou capaz de dizer coisas que em nenhum outro estilo seria capaz o fazer. O Rap me escolheu porque sabia que eu era pobre como muitos milhões de Angolanos e como fazer rap não “custa caro” foi muito mais fácil.

3- Um dos elementos fundamentais da musica é o instrumental e na maior parte das vezes os produtores não recebem o crédito que na realidade merecem, no teu ponto de vista qual será o motivo?

O Motivo reside numa certa ausência de senso de profissionalismo e respeito pelo trabalho dos produtores. Há artistas que sequer falam dos produtores com os quais trabalham, acabando por deixa-los á leste de todo o processo por que passou o seu álbum. O instrumental é um dos elementos mais importantes na música rap, tens razão. Há álbuns que vendem muitas cópias devido aos beats que o compõe, há beats que fazem verdadeiros clássicos mesmo que o artista que sentou neles não seja tão bom assim. Mas a verdade é que muitos artistas e principalmente na banda o pessoal não tem noção destes factos e reduz o produtor num mero elaborador de beats que não merece promoção . Lamento que seja assim!

4- Quem são as tuas fontes de inspiração no que diz respeito a produção? E porque?

R: No que diz respeito a produção devo dizer que já gostei muito do RZA(Wu-tang), mas ultimamente tenho me decepcionado muito com as cenas dele. Mas para além do Rza gosto muito de ouvir e me inspirar em Kev Brown,IllMind,Nikolay,9th wonder,oddisee,M-Phases,e outros .Porque na minha opinião são produtores muito bons,fazem bons beats e acima de tudo reina nas cenas deles um groove sem igual capaz de transportar quem os ouve para uma outra dimensão. São produtores underground com um senso de responsabilidade e amor pelas cenas que fazem muito grande.Para mim são alguns dos melhores produtores do mundo.Já em angola admiro muito o meu irmão Boni(Diferencial) e o condutor.

5- Plágio e samplar que diferença existe?

R: Ao contrário do que alguns radialista da banda tentam fazer transparecer,existe sim uma diferença entre plágio e sample,apesar de algumas vezes criar alguma confusão ao ponto de levar os menos atentos a não saber exactamente qual é a diferença. A grande confusão reside no uso de qualquer música para com ela trazer um novo produto. Vamos primeiro definir os 2 conceitos:

Sample é uma frase do vocábulo Inglês que quer dizer “amostra”. Samples são arquivos de sons,vozes,batidas e instrumentos muito usados pelos Djs e Produtores na composição de músicas electrónicas,técnico,pop ,hiphop etc. Estes arquivos são na sua maioria pedaços de músicas de outros artistas que acabam por ganhar uma nova forma,é como que renascer em novos capítulos. A Razão de se usar apenas pedaços de música reside no facto de que os primeiros samplers terem pouquissima memória,de apenas alguns segundos, por isso os samples usados até mais ou menos 1990/91 tinham pouca duração porque naquela altura como bem sabemos a tecnologia não permitia muito mais.

Mas apartir mais ou menos de 1992/93 com a popularização e revolução da informática os samplers e computadores passaram a ser produzidos com maior espaço e capacidade de leitura fazendo desde modo com que se tornasse por exemplo possível que kanye west usasse da forma que usa os seus samples. Não é obrigatório usar pedaços, quem quiser pode usar grandes partes de uma música.

Plágio é o acto de assinar, fazer parecer ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza em que contenha extractos,elementos ou outras situações que pertençam a uma qualquer outra pessoa sem com isso colocar os devidos créditos para o autor original da mesma obra. No plágio está implícita a ideia de alguém assumir, se apropriar indevidamente da obra de alguém,assumindo-a como sua. “Plágio”. A diferença está, primeiro no uso indevido da obra de alguém sem autorização e depois na falta de colocação dos devidos créditos para o autor original da obra. As vezes se torna difícil pedir permissão ao autor da obra mas nunca é difícil mencionar o dono da obra que é objecto de uso. As diferenças são pequenas mais existem.

6- Muitos dizem que samplar é falta de originalidade o que tem a dizer com relação a isto?

Acho burrice pensar que samplar é falta de originalidade.O rap é um movimento cultural e qualquer movimento cultural tem suas particularidades,características que o torna diferente de outros movimentos culturais. E o uso de samples (Extractos de outras músicas) é um uma dessas particularidades. Até os The roots que são o grupo de Rap que mais toca os seus próprios sons usam sempre que podem e assim o desejam samples, achas que é falta de originalidade? Como podes conceber o rap sem uso de samples? Consegues visualizar o rap sem sample? O rap nasceu assim com os sound sistem, repetições ininterruptas (loops) de outras músicas e isso é Rap. Agora o que não podemos, é estar limitados ao uso de samples, as vezes tocar é bom. Dr. dre, premier,ill mind e outros tidos como os melhores produtores do mundo usam sampre sample. E também tocam, É falta de originalidade? “Samplar não é roubar é homenagear” (G. O pensador).

7- Quando vais produzir como constróis o teu beat?

R: Normalmente começo por escolher um bom sample. Ouço o sample e defino as partes que tenciono usar.logo que saber o que vou usar abro o sample com um editor de áudio e corto em pedaços,que serão usados no beat. Depois mando para uma pasta que criei num outro programa e começo a construir o beat. Como cortei em pedaços o sample, sempre posso escolher se quero usar a parte do fim, do meio ou ainda do principio, depende muito. E assim vou, até determinar um loop que me agrade e depois é só escolher o tempo do beat. Quando tudo estiver certo colocas os pratos,tarolas,bumbos e outras coisas que serão postas em função do tipo de beat.esta é um explicação superficial mas existem outros passos dependendo do beat e do produtor.

8- O que usas para produção?

Para produção uso o Fruityloop 7 em Rewire com o Reason,um teclado mid Raduim 49. Alguns sintetizadores em software.

9- Que músico sonhas um dia produzir? E porque?

R:Na banda já realizei o meu sonho que é de trabalhar com os melhores Mcs do circuito underground. Agora fora do país gostaria de ver o common sentar num beat meu. Um dia quem sabe!

10- Das produções que já fizeste qual deles e o teu melhor beat?

R:Mano para ser sincero não sei. porque nunca pensei nisso, todos os meus beats são meus filhos e são tratados de forma igual. Mas há 2 músicas que muito me marcaram devido ao reconhecimento que tiveram. são as músicas “vitima do sensacionalismo e Atrás do prejuízo” que fizeram parte do álbum do Mc K.

9-O que tens a dizer a respeito do rap Angolano?

R:O Rap angolano cresceu muito em quantidade e perdeu bastante em qualidade.Hoje os Mcs estão mais preocupados com noites,fama,mulheres e dinheiro.A maior parte só deseja aparecer no Chilar,Flash e hora quente. Artistas que ontem defendiam ideais de mudança,de igualdade e do discurso consciente,hoje são os maiores representantes da moda,bling bling. Poucos Mcs conseguem surpreender pela positiva com seus versos e skills. Mas apesar de todos estes factos negativos devo dizer que os produtores melhoraram muito. Hoje não podemos nos queixar das produções nem dos produtores, esses têm feito um trabalho digno de aplausos.

11-É sabido que existe também muitos conflitos no rap (rap angolano em particular),
a)-Já alguma vez foste rompido ou já alguma vez rompeste alguém, descreve o que sucedeu.

R: Rompido, acho que nunca fui mano, nunca ouvi uma cena em que tal facto se evidencia. talvez seja devido a minha postura um pouco passiva em relação a estas cenas. Presto atenção á coisas muito mais construtivas, a cenas que me ajudem a crescer como homem, como artista e não a rompimentos. Mas se alguém me romper ou beefar podes ter a certeza que não hei-de de responder ( Seria perder muito tempo ).Nunca rompi ninguém em concreto, falo sempre de uma maneira generalizada.

b)-O que tens a dizer com relação os beefs?

R:Acho perda de energia,mas acho bom para dar mais vida ao movimento, desde que não saltemos para questões familiares como as que temos vindo a presenciar nos últimos meses aqui em Angola. Mas cuidado! Alguns radialistas usam os beefs e os que dele fazem parte para ganhar audiência. É preciso ter consciência de que não somos instrumentos, mas temos um instrumento (Rap) que quando bem usado abala as estruturas do sistema. (pympi de sistem).

12-Há rumores de que te encontras a trabalhar no teu álbum.
a)-será isto verdade?

R:Finalmente! Depois de quase 13 anos nesta cena, em alguma altura teria que tirar o álbum. sim ! è verdade estou nesse momento a trabalhar no meu álbum que vai se chamar “ O Ermo”.

b)-para quando no mercado?

R: O álbum estava para sair em Setembro deste ano, mas as eleições vieram atrapalhar a cena. Sabes como é, nessa altura o pessoal vai estar preocupado em votar e outras cenas ligadas ás eleições e para não causar danos irreversíveis eu e o Mc k decidimos lança-lo na primeira metade de 2009.

c)-como será chamado o mesmo?

R: Como Já referi a bocado o álbum vai se chamar “ O Ermo”.

d)-Em termos de participações e produções quem são os músicos com quem estas a trabalhar?

R: Em termos de participações posso lhe adiantar que teremos o Brigadeiro matafrakuxz, Mc K, Keita Mayanda,Leonardo Wuawuti,Celso Mambo, e outras pessoas com as quais ainda não conversei. No que diz respeito a produções teremos beats do condutor(andro), Leonardo wuawuti, Mário Pinho, Flagelo Urbano , e outros produtores que com os quais também ainda não falei.

13-Quem é Flagelo Urbano fora do rap?

R: Flagelo urbano fora do movimento é um jovem calmo, introvertido, muito observador, finalista do curso de ciências Jurídicas,e que tem a consciência de que o conhecimento é fruto de muita leitura.Detentor de um discurso político de esquerda, defensor dos pobres , marginalizados e das minorias ,possuidor de alguma Antipatia às autoridades. Defende que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas (há desigualdades desnecessárias e indesejáveis.)

14-As tuas ultimas dicas para o pessoal?

R:É Preciso levar o hiphop a sério.Para que os que nos ouvem nos levem a sério. A sobrevivência dele depende de nós. Nós somos informadores e formadores de consciências e temos de ter noção de que os nossos actos podem se reflectir em alguém de forma positiva ou negativa. Só depende de nós.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Wima Nayobe-Rompendo o Silêncio

O dia que finalmente resolvermos documentar a história do hiphop de angola de certeza que umas linhas pelos menos teremos de reservar para falar sobre este mano ai na foto. Uma imagem vale mais que mil palavras e esta foto fala por si. Nayobe ou se quisermos Wima Nayobe é dos mais antigos membros do movimento underground da banda,um verdadeiro e destemido revolucionário que nunca se entregou ao cheiro do cifrão,nunca comprometeu a integridade da sua música pelo dinheiro.

Para os manos que não sabem,nayobe é um velho militante do underground e fez parte de um dos grupos mais influentes,mais galvanizadores de toda história do rap Nacional que são "Filhos da Ala Este" ,onde se destancam artistas como keita Myanda na altura o Revu ,Nganga wua Mbote,Dyala kia kilunge,kristo e adamou.

Por Motivos que nós desconhecemos o grupo teve algumas makas e segundo apuramos nayobe havia sido suspenso do mesmo por tempo indeterminado.keita Mayanda depois que veio da tuga resolveu seguir uma carreia a solo sem com isso se desvincular totalmente do grupo. Nayobe por sua vez não ficou de braços cursados e lança em 2008 o tão esperado álbum a solo "Rompendo e o silêncio". Epa manos ai está a cena é muito politizada e espero que partilhem com outros que as queiram também. Paz!!!

Autor:Wima nayobe
Título:Rompendo o silêncio
Ano:2008
Label:Filhos da Ala Este

1.Wima Nayobe-intro.part nganga wua mbote
2.Wima Nayobe-A entrada ( Esclarecimento)
3.Wima Nayobe-A 2 a pé
4.Wima Nayobe-Princesa jasmim
5.Wima Nayobe-Sikatrizes
6.Wima Nayobe-Nas ruas part. Nganga Wua mbote
7.Wima Nayobe-4 letras
8.Wima Nayobe-Tribunal do povo part. Big Sino
9.Wima Nayobe-Anjo 100 rosto
10.Wima Nayobe-Fuck you tio sam part. Hebo Moxi
11.Wima Nayobe-Perdoa-me
12.Wima Nayobe-Crescer em Africa part. Totó
13.Wima Nayobe-Linguagem de rua
14.Wima Nayobe-Rompendo o Silêncio
15.Wima Nayobe-Meu sonho
16.Wima Nayobe-Passaporte para Morte
17.Wima Nayobe-Lições de vida
18.Wima Nayobe-A Saída(Desabafo)

link para baixar:http://www.megaupload.com/?d=6H2Y05YO


Analógicos-Efeitos especiais (Mixtape).

Analógicos é uma dupla formada por Hostil e Viruz nos fins de 2008 membros do colectivo alkimiztaz(Hostil+Manda Jc+Viruz+Korpuz+13 Discipulo) uniram-se para fazer a mixtape efeitos especiais,radicais e xtremistas assumidos dentro do rap amantes da essência pura do rap longe da podridão transmitida e emitida pelos mcs da nova era,não dispensamos a colisão porque achamos que o sangue gera mudanças dentro de qualquer movimento,a mixtape foi gravada na Prosonik e no X10(D.H) Tem participações de Jang Nomada e de Sun Wen.Para mais informações adicionem o Hostil no email hostil666@hotmail.com Por agora fiquem com a mixtape Efeitos Especiais!!!!!!!!!Peace One Love.......

Autor-Analógicos
Título-Efeitos Especiais
Ano-2009
Label-Pro Sonik

1-Analógicos-Analógicos
2-Analógicos-Speed life
3-Analógicos-Atrofio
4-Analógicos-Gueto part. Jang Nómada
5-Analógicos-Freestyle 1
6-Analógicos-Vai com calma
7-Analógicos-Hip Hop part. Sun wen
8-Analógicos-Viruz Skitt
9-Analógicos-Hostil Skitt
10-Analógicos-Atrofio pt 2 part. Sun Wen
11-Analógicos-Quem tá por traz do mic.

Para baixar a cena http://www.sendspace.com/file/yn3w98

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Masta k apresenta:Azagaia-Babalaze(Edição Limitada).

Finalmente em angola o lançamento oficial de um dos álbuns mais políticos da história do rap moçambicano.Azagaia é um mano que despensa comentários e tem se evidenciado com um rap de extrema esquerda aonde os problemas sociais são o tema de eleição deste mano que é tido como um dos melhores mc´s da Moçambique.

E como não podia deixar de ser a Masta k vai trazer no dia 16 de Março do corrente ano este CD para angola para presentear os amantes da boa música e àqueles que gostam das músicas deste mano. A Masta k disponibilizou algumas músicas para que o pessoal possa saborear enquanto o álbum não sai.

Autor:Azagaia
Título:Babalaze
Ano:2009
Label:Masta K

1.Intro-Mc k
2.Azagaia-Combatentes da fortuna
3.Azagaia-Louca paixão
4.Azagaia-Alternativos part. Valete

Link para baixar a cena:http://www.mediafire.com/?zybznkwam2o
Kallisto-Mixtape K.O

Epa manos,sexta feira passada fui ao Bahia com o K, Mayanda e o Boni.Quando lá chagamos o show já estava no fim mas, ainda assim tivemos a sorte de ver 2 ou 3 manos a dropar e um dos manos era esse dred chamado Kallisto. O mano estava a dropar uma cena com o Ngana e para ser sincero não me impressionou em nada.Passados alguns dias o Raftag falou-me que era camba do mano e pediu que eu baixasse a cena dele num blog para escutar porque ele tinha participado.Qual foi o meu espanto? Bomba!!!. O que ouvir são músicas bem construídas e. beats que simples que não fazem nenhuma confusão. Kallisto apresenta uma mixtape consistente, com mais ou menos 3 sons muito bem elaborados onde a preocupação com a escrita é evidente. vale apena ouvir. tenho que admitir que julguei livro pela capa. Projecto estará nas ruas em Março ao preço de 500 caras com muitos outros sons para além dos que vem nesta amostra. Comprem porque valerá apena mesmo!!!

Autor:Kallisto
Título:K.O
Ano:2009
Label:Big Bang


1.Kallisto-Jogo da morte part. Rafftag e BZB.
2.Kallisto-Angola.

3.Kallisto-Nosso mundo part.Cinédito e Magma.

Link para baixar:http://www.megaupload.com/?d=5G1266BQ


Flagelo Urbano.

Curtam as cenas promos do meu mano Flagelo urbano. O mano está a gravar o álbum é possível que saia ainda este ano.Mas antes do álbum o mano fará sair um progecto denominado" Reunir"e tem com objecto aquela que em vida foi uma das maiores figuras da musica angolana" Teta Lando". O seu progecto conta com participações de Denexl,spike, Mc k,Leonardo wuawuti,Cláudio scobbar,e muitos outros. Mas enquanto o lobo não vem.... Kurtam estas promos do Zoo.( É Lógico !!!!)

1.Flagelo Urbano-Apenas ser...
2.Flagelo Urbano part.Guilhotina Verbal-Estado de emergência.
3.Flagelo Urbano-Quando o inverno Chegar.
4.Flagelo Urbano-Música Alternativa.
5.Flagelo Urbano-Muda a cara da tua Cara.


http://www.mediafire.com/?myyomtydkwm
Os Nossos Rappers professores.


Hoje vos trago um artigo escrito pelo meu mano Soba L. O mano é analista político,desportista,cultural e um grande activista do movimento rap de angola. Este artigo é uma profunda reflexão sobre a importância que o rap tem para a educação das pessoas.O papel que os rappers desempenham para a formação da consciência social.

É na verdade um artigo muito profundo que despertou em mim um sentimento de cada vez mais termos responsabilidade sobre aquilo que escrevemos e quero crer que vocês que o lerem hão-de sentir o mesmo.

A arte é uma manifestação externa de ordem estética,que no seu sentido estrito reflecte sempre a técnica,habilidade e acima de tudo a beleza. Normalmente,coloca-se a questão,de saber quando é que uma obra discográfica atinge o estatuto de uma obra de arte. Entre várias convergências e divergências,eu considero que a beleza e a complexidade,são os pressupostos essências para que uma obra discográfica seja considerada uma obra de arte.

Um dos elementos importante ,é o facto de uma obra de arte,reflectir sempre a personalidade,genialidade,sentimentos,visões e opiniões do autor que as produziu. Entretanto,quando nos deparamos com uma obra discográfica,estamos perante uma espécie de radiografia do autor que a produziu,independentemente do género musical.

Os Rappers são do meu ponto de vista,uma espécie de verdadeiros professores “informais” pois o Hip Hop é uma manifestação cultural,que nasceu num contexto bastante complicado,tendo a difícil missão de emancipar,orientar,opinar,projectar e criticar o “status quo” daqueles que sempre viveram e vivem a margem das sociedades. E quando esses mesmos indivíduos já se encontram integrados na sociedade,a função continua a mesma,pois a luta é permanente,porque os problemas são eternos.

Os Rappers são verdadeiros professores,porque não é qualquer género musical que consiga ter um impacto tão forte na impulsão das mutações sócias. É preciso muita habilidade e perícia para fazer do microfone uma luz para o mundo obscuro em que se encontram milhares de marginalizados. Isolados intelectualmente e materialmente.

Em algumas sociedades, o Hip Hop,tem conseguido cumprir a sua missão e consequentemente tem provocado algumas reformas e mudanças substâncias dos problemas abordados nestas manifestações culturais. Mudanças espirituais,mudanças de mentalidade e nalguns casos mudanças materiais.

Entretanto,tenho notado,que na nossa sociedade angolana,os Rappers têm sido bastante desvalorizados e relegados para o segundo plano. Os rappers em Angola têm sido muito pouco explorados. E as suas missões de “Universal mind control” tem sido bastante condicionadas.

Sinto que os álbuns são muito mal explorados,desperdício esse,fortemente incentivado pela ausência de uma maior cultura e educação musical,por parte dos consumidores de música em Angola. Raramente se faz a distinção entre o principal e o acessório.

Rappers professores Lusófonos como:

Keita mayanda,Kool Klever,Leonardo wawuti,Flagelo Urbano,Bob da rage sense,Mck,Valete,Mv Bill,Azagaia,Dealema,Gpro,Racionais e muito mais. Fazem um trabalho árduo para emancipar as mentes,daqueles que lhes ouvem,não no sentido de dar lições acabadas de vidas.mais antes como tópicos de debates para ulteriores aprofundamentos.

Eu sinto,e falo com conhecimento de causa,que a mensagem desses Rappers Professores,tem sido vítima,de uma rede de prostituição e banalização musical,que faz com que não se capte o essencial ou seja a mensagem real não tem sido captada.

Os álbuns desses rappers professores,são como os livros,cuja função e missão resume-se essencialmente em 2 palavras: INFORMAR & TRANSFORMAR.

Quando alguém ouve um álbum desses rappers professores e não consegue informar-se,nem transformar-se,é porque houve erro nos processos de captação e interpretação.

É Simples,quando gostamos de uma obra literária,de um qualquer escritor, a primeira coisa é captar a mensagem dessa obra e consequentemente a ideologia do respectivo autor.
Portanto,quando alguém gosta de Cheik anta diop,é sinónimo de que aprendeu lições sobre a negritude.

Quando alguém gosta de Noam Chomsky,é sinónimo de que aprendeu lições anti-capitalistas.

Quando alguém gosta de Botelho de Vasconcelos,é sinónimo de que aprendeu lições sobre reformas literárias e etc, assim respectivamente.

E isso que deve acontecer com as obras discográficas desses rappers professores,que por sua vez são obras ricas em conteúdo,com temáticas diversas,mais que são vítimas,da mais feroz maquina de prostituição musical.

Como é possível alguém dizer-me que gosta das músicas do Keita mayanda e não saber o que significa arte ou música … ?

Como é possível alguém dizer-me que gosta das músicas do Bob da rage sense e não saber o que significa socialismo ou marxismo …?

Como é possível alguém dizer-me que gosta das músicas do Valete e ao mesmo tempo dizer-me, que não sabe o que é o Liberalismo ou capitalismo …?

Como é possível alguém dizer-me que gosta das músicas do Mv Bill ou Flagelo Urbano e não saber o que significa Segregação social …?

Tal acontece,porque as mensagens desses rappers professores,não são captadas na sua essência. Há uma incapacidade evidente em decifrar e absolver o conteúdo.

É bem verdade,que não são apenas essas as únicas linhas caracterizadoras desses rappers professores,mais são as linhas básicas e essenciais que identificam as suas obras discográficas.

Eu diariamente confronto-me,com situações do género,dia a pós dia,sempre a mesma coisa. Eu ate defendo que os álbuns deveriam vir com “legendas” acho que seria mais viável,porque a situação é muito preocupante.

O Rap em Angola,esta a ser muito mal consumido. Vê-se claramente que as mensagens não estão a ser compreendidas e absolvidas.

Por isso eu defendo que os nossos Rappers Professores,sempre que puderem,devem equilibrar os espectáculos e shows,com palestras,textos e artigos.

Porque Fazendo um diagnóstico a olho nú,aos consumidores de Rap em Angola,vê-se claramente que os Rappers deviam apostar mais em palestras ou noutras formas de consolidação das suas mensagens,do que em shows constantes,isto é ,para aqueles rappers professores,cujo fim último é passar a mensagem e emancipar mentes.

Palestras em formas de espectáculo musical,onde cada tema musical,seria desbravado em forma de tese com a devida interacção dos ouvintes.

Há tempos tive acesso,a uma petição “informal” que reunia assinaturas para que o mano Azagaia,viesse para Angola,realizar espectáculos. Azagaia é para mim um dos liricistas mais coerente nos palops,com um conteúdo musical muito politico e profundo.

Logo isso revela,que ele o Azagaia,deve ser um excelente analista político,e com muita mensagem,pensamentos e ensinamentos para transmitir. Logo se eu tivesse condições para tal,em vez de um show,eu patrocinaria uma palestra,do Azagaia em Angola.

Onde ele teria a oportunidade de dissertar em forma de tese,temas como “as mentiras” as “verdades” e a sua celebre teoria do proteccionismo da nossa economia. 3 horas de palestras,seriam muito mais produtivas que 3 horas de espectáculo com buffet,bar aberto e etc.

Por isso rappers como “ Krs one”,tem tido mais palestras do que espectáculos,pois ele percebeu que o conteúdo da sua música,deve ser passado e consolidado não só com espectáculos,que também são importantes,mais com palestras sistemáticas. Falando não só do Hip Hop,como também dos seus temas musicais.

Mais isso tudo,tem haver,com a forma como cada um olha para música. Nem todos nós vemos a música da mesma forma, assim como procuramos coisas diferentes na música. Eu quando oiço um álbum,tendo sempre informar-me e transformar-se,pois a aprendizagem é um processo interminável. E devemos sempre ter a humildade de aprender

Tenho vários amigos que adoram o “Kid Mc”,em varias partes da Cidade,e proclamam sempre aos 7 ventos,Kid Mc é o melhor rapper do momento e muito mais. “o underground está de volta” Um entusiasmo muito grande. Mais depois eu pergunto…! (E o que foi que aprendeste ou captaste no álbum para chegares a esse conclusão ? qual é a tese que te comoveu ?? o que significa,o regresso do underground ?? ) e a resposta é sempre a mesma…! » Silêncio » absoluto. O Kid Mc é bom Mc,sem sombras de dúvida,mais infelizmente alguns dos seus fãs também não conseguem captar a mensagem.

Tipo alguém,meter-se aos gritos,e dizer : Dan Brown é o melhor escritor do momento! É o meu escritor favorito ! adoro os seus temas ! Mais ao mesmo tempo não saber nada do cristianismo e do Direito canónico. São coisas muito grave,porquê essa é a essência da dissertação do Dan Brown.

Em Luanda,tudo é alvo da prostituição,absolutamente tudo,nada escapa a essa rede feroz. Tudo vira moda,e esquecemos o essencial. Que é aprofundar as coisas…!

Agora é uma missão quase impossível,encontrar pessoas com quem trocar impressões sobre música,futebol,literatura de uma maneira profunda,sistemática,consciente e lógica. Essa prostituição material deixou várias pessoas altamente superficiais. Um comodismo terrível ,uma inércia gritante. Mais já alguém dizia: É a vida…Por isso não vamos perder tempo.

Mais no entanto o tempo para cultivarmo-nos é agora. “one day never comes” “the time is now” vamos ler manos,vamos aprofundar as cenas que gostamos ate a exaustão. Vamos explorar mais as mensagens dos rappers. Eles têm muito para nos ensinar.

Porque quando mais lemos,mais hábeis nos tornarmos,e logo ganhamos uma capacidade terrível de interpretar e compreender as mensagens musicais. . O Conhecimento é um oficio de aprendizagem constante. “a saga nunca Pará” mais o tempo sim,esse Pará…!

Para depois evitar coisas do género,”dizer que amas o futebol e não saberes a diferença entre FIFA e UEFA”,ou “a diferença entre transição e compressão”. Coisas básicas do futebol. ou Dizer que “amas o Rap mais não saberes a diferença entre exclusão social e desigualdade social”. São coisas básicas do Rap.

Os Rappers Professores falam sobre isso,constantemente,mais as pessoas andam distraídas, com outras cenas nos álbuns. E nunca captam essas mensagens.

Resumir um álbum de 20 faixas com palavras do género: epa,ya curti a cena,gostei da faixa 6,e a 11 onde ele fechou o fulano. é tudo….hehehehehe

Eu não sou moralista,muito menos perfeito,também tenho várias imperfeições,mais felizmente já sei distinguir o alho do bugalho. Manos tentam respeitar esses rappers e aprendam mais com eles,porque mais tarde ou mais cedo será tarde de mais.

Faço Apelos:

1º Aos Rappers Professores para continuarem firmes e quando possível,optarem por outras formas complementares de consolidarem as suas mensagens. Blogues,textos,artigos,palestras e etc.

2º Aos Blogues de Hip Hop em Angola,para trabalharem mais na educação musical dos consumidores de música rap,ao postarem as músicas para “download”, tentem sempre explicar os processos dessa música,o conteúdo,a qualidade,do ponto de vista do postador. Fazerem mais artigos sobre os temas relacionados com a própria música Rap. Um exemplo é o blogue do Valete,onde ele tenta sempre educar e transmitir alguns conhecimentos aos seus fãs,com temas sociais ligados ao Hip Hop.

Deixem de ser alunos inábeis e tentem aprender mais com esses rappers professores…!

Porque afinal de contas,O Hip Hop é uma das culturas mais ricas que já apareceram. Reúne diferentes manifestações artísticas que traduzem a indignação, o sofrimento e o desejo de um futuro melhor. É um importante agente de transformação resgatando a história não oficial dos movimentos e lutas. É um aliado na educação da juventude que encontra nesta cultura aquilo que deveria aprender na escola

Muitos dirão,isso tudo não passa de Utopias… Mais o que seria do mundo se não fossem as utopias…

Lenny aka Soba L
Jurista.
Geração D´ouro Do Xangongo

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rafftag-Raptópsia

Este mano ai na foto é sem sombra para dúvidas uma das figuras mais controversas e problemáticas do cenário underground de angola. Rafftag tcc Morv Craven é um velho militante da escolas da música (Rap) na banda e um verdadeiro Mc.

Ricardo ou se quizerem Rafftag, é considerado por muitos o último bastião do movimento horror core aliado,movimento do qual faziam parte grandes nomes da época como o Reverendo Neblina cerebral,Shunnuz,Máscara Negra,Mistério Supremo,Substância,Armadura Humana,Arsenal,Laton( sim,esse mesmo dos calibrados) e muitos outros. Rafftag foi também uns dos primeiros a lançar CD independente em angola.Para além de muitos projectos lançados com o Laton e com Dj samurai ( produtor,na altura),o mano tem dois álbuns no mercado um dos quais não chegou a ser lançado oficialmente. É este mesmo álbum que vos deixo aqui.Baixem e não se esqueçam de espalhar.

Autor:Rafftag
Título:Raptósia
Ano:2004
Label:Madtapes

1.A descarga de mim mesmo.
2.Porquê?
3.Enquanto rimo
4.A Multinacional
5.3D part. RK100ap
6.A nova prótese do white shadow killa part. Kool klever
7.Vtnus moribunda
8.Viver 100 futuro
9.A Máquina de batalha + perfeita de sempre
10.O Arsenal
11.Rótulos-Mcs coca-cola
12.Foda no sistema part. Ruzhennox,Bzb,ngana,Xkall shine e Rk100AP
13.A ferida na alma part. Shunnuz fiel
14.Auto de FT
15.O exorcismo part. As pragas
16.Raptópsia tcc A decapitação das sete cabeças do movimento



Link para baixar-http://megaupload/?d=7LSOL00U

Circuito fechado

O circuito fechado é um espaço de divulgação alternativa,que é a simulação de um programa de Rádio lançado no formato CD,aonde os artistas ficam isentos da censura e gozam de plena liberdade de expressão e imaginação.O programa é da inteira responsabilidade da Masta k produções em colaboração com a Zoológico produções e faz parte do projecto educar com a música.

O programa visa divulgar eventos,ideias, que não têm espaço no meios normais de divulgação como rádios,TV,jornais e outros. O programa já está na sua quarta edição e vamos disponibilizá-las para que o pessoas possa então pegar a cena. Aí estão as 4 edições do circuito fechado.Deliciem-se que está mesmo doce.

1ª Edição http://www.megaupload.com/?d=0LL5N2JD
2ª Edição http://www.megaupload.com/?d=EDNCXFVZ
3ª Edição http://www.megaupload.com/?d=ZUAT4TMR
4ª Edição http://www.megaupload.com/?d=BM4ULE6U





domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mano P2( Cosmopolita CMT)

O movimento não pára de crescer.Todos os dias felizmente assistimos manos a entrarem para a grande família hiphop. Hoje vos trago o mano p2 ( cosmopolita CMT), ex-membro do dupla favelados, com o SV do sul grupo que já tem um álbum no mercado e que teve " aquele destino" de muitos álbuns na cena rap da banda.

Mano p2 está a trabalhar para o lançamento do seu primeiro álbum a solo e disponibilizou algumas músicas promocionais. curtam e não se esqueçam de espalhar a cena!

Autor: Mano p2 ( O Cosmopolita CMT)
Título: Pedaços de mim
Ano:2009
Label:Zoológico Produsons

1.Mano p2-Reflectir
2.Mano p2-No meu bairro
3.Mano p2-sociedade atoa part. Kriz
4.Mano p2-Explosão mental part. Flagelo Urbano
5.Mano p2-Meu manifesto
6.Mano p2-O que ouves ( é o zoo).part. Negro Útil
7.Mano p2-Trajectória

Link para download: http://www.megaupload.com/?d=CPJ4XZVL



Crannio-Sentido Poético

Infelizmente,este álbum teve o mesmo destino que muitos outros bons que foram lançados para o mercado de música rap em Angola,"A propalada rocha". Sem desejo algum de ser demagogo este é na minha opinião um bom álbum de se ouvir,com letras bem elaboradas e uma grande preocupação com a mensagem positiva. Lançado em 2007 pela Label "Beco Xtranho",este CD não teve nenhum feedback do pessoal, em parte por culpa da falta de publicidade da respectiva label.

O resultado foi desastroso. Crannio, que é por sinal um artista de grande qualidade pagou pelos erros de muitos e pelos seus próprios erros também.Não podemos esperar que as pessoas comprem as nossas cenas se não levarmos acabo ainda que de forma tímida algum exercício publicitário. Esperemos que o mano tenha aprendido com os seus erros e que pela próxima possa trabalhar para poder levar a sua mensagem para um número maior de ouvintes.Afinal tem muito talento!

Autor: Crannnio
Título: Sentido Poético
Ano: 2007
Label :Beco Xtranho

1.A saga começou
2.preto com atitude part.percipócio
3.passa a mensagem part. Male fuck
4.Questão de tempo.
5.Cidade Maravilha part. Kid Mc e Eric Shine
6.Artistas part. Mrs K e Dimensão
7.Amor terno
8.Nossa terra,nossa gente
9.Interlúdio
10.Sentido Poético
11.Saudades tuas part.Eriel
12.Freestyle part. Bone One
13.Mulher dos meus sonhos
14.quantas voltas part.Percipócio
15.A Saga continua

Download Link:http://www.megaupload.com/?d=KO1VOJ5D